Descritores de ciências
-
Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e de bactérias, correlacionando-o a eventos práticos como apodrecimento de alimentos e/ou restos de seres vivos.
-
Associar os microrganismos às situações cotidianas como produção de iogurte, de vacinas, de antibióticos.
-
Caracterizar a importância dos protistas para o homem e para o meio ambiente.
-
Diferenciar as bactérias dos protistas.
-
Diferenciar as doenças transmitidas pelo contato direto com a água contaminada das doenças transmitidas por vetores, cujo ciclo de vida está relacionado à água.
-
Estabelecer as diferenças entre o grupo de bactérias, a partir das suas características morfológicas.
-
#Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades (vida livre e vida parasitária).
-
Reconhecer a importância das bactérias, no que diz respeito aos benefícios de sua ação no ambiente.
-
Reconhecer a importância das medidas profiláticas para as doenças comuns como cárie, tétano, cólera, amebíase etc.
-
Reconhecer a importância dos processos de conservação dos alimentos para a manutenção da saúde.
-
Reconhecer as diferenças entre seres vivos uni e pluricelulares.
-
Reconhecer que os organismos do Reino Monera são menos complexos que os organismos classificados em outros Reinos.
-
Reconhecer que os protistas, com suas estratégias de sobrevivência, estão bem adaptados ao meio em que vivem.
-
Relacionar doenças como malária e doença de Chagas aos seus vetores, bem como conhecer as medidas profiláticas para essas doenças.
Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e de bactérias, correlacionando-o a eventos práticos como apodrecimento de alimentos e/ou restos de seres vivos.
Associar os microrganismos às situações cotidianas como produção de iogurte, de vacinas, de antibióticos.
Caracterizar a importância dos protistas para o homem e para o meio ambiente.
Diferenciar as bactérias dos protistas.
Diferenciar as doenças transmitidas pelo contato direto com a água contaminada das doenças transmitidas por vetores, cujo ciclo de vida está relacionado à água.
Estabelecer as diferenças entre o grupo de bactérias, a partir das suas características morfológicas.
#Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades (vida livre e vida parasitária).
Reconhecer a importância das bactérias, no que diz respeito aos benefícios de sua ação no ambiente.
Reconhecer a importância das medidas profiláticas para as doenças comuns como cárie, tétano, cólera, amebíase etc.
Reconhecer a importância dos processos de conservação dos alimentos para a manutenção da saúde.
Reconhecer as diferenças entre seres vivos uni e pluricelulares.
Reconhecer que os organismos do Reino Monera são menos complexos que os organismos classificados em outros Reinos.
Reconhecer que os protistas, com suas estratégias de sobrevivência, estão bem adaptados ao meio em que vivem.
Relacionar doenças como malária e doença de Chagas aos seus vetores, bem como conhecer as medidas profiláticas para essas doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário